Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MANIFESTAÇÃO UNIFICADA

MANIFESTAÇÃO
Professores fazem protesto no Centro

Ao som da banda composta por 35 alunos da escola estadual Antonieta Siqueira, o ato público pelo Dia Nacional da Paralisação: Jornada Nacional pelo Piso, Carreira e Plano Nacional de Educação (PNE) deu-se início às 16h da tarde de ontem.

A manifestação partiu do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e seguiu para a Praça do Ferreira. Ela foi conduzida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE) e reuniu professores da rede de ensino estadual e municipal, além de receber o apoio dos servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo André Sabino, diretor do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), a paralisação nacional acontece desde 2008, quando houve a intenção de pressionar o Supremo Tribunal Federal quanto a Lei do Piso Salarial. Porém, o evento de ontem teve um diferencial devido ao peso da greve a qual os professores estaduais estão fazendo. Entre as inúmeras reclamações, a categoria exige a implantação de 1/3 na carga horária para planejamento e a aplicação na íntegra da Lei do Piso. De acordo com Átila Carvalho, 29 anos, professor de Geografia da EEEP Comendador Miguel Gurgel, a falta de incentivos na profissão só desmotiva manter-se no magistério.

Não somente docentes juntaram-se a passeata. Por meio das redes sociais e do aviso de professores, alunos de diferentes idades e redes de ensino compareceram na caminhada. Alanne Rodrigues e Kamylla Mendes, ambas de 15 anos, tiveram suas aulas parcialmente paradas na EEEP Professora Marly Ferreira Martins, mas resolveram atender ao convite dos seus educadores e irem no que elas dizem ser uma das "melhores aulas de cidadania" que tiveram.

Na sexta, dia 19, está marcado mais um ato público. Será às 8h no Palácio da Abolição.

LUANA LIMA
REPÓRTER

(Fonte: Jornal Diário do Nordeste 17-08-2011).

AGENDA DA SEMANA

•Dia 16/08 (terça-feira) - DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO
08h: Campanha de doação de sangue com o lema: “Doação: meu sangue pela educação”;
Av. José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo
15h: ATO UNIFICADO - Concentração em frente ao CEFET

•DIA 17- quarta-feira
ATIVIDADES PROGRAMADAS PELOS ZONAIS
•Dia 18 – quinta-feira
09h: ENCONTROS ZONAIS
15h: REUNIÃO DO COMANDO DE GREVE - APEOC
•Dia 19 – sexta-feira
08h: ATO PÚBLICO NO PALÁCIO DA ABOLIÇÃO
Dia 22 – segunda-feira
08h: ASSEMBLÉIA GERAL NO GINÁSIO PAULO SARASATE